Por via dos ínumeros amigos que tenho no Brasil e particularmente em Brasilia, tenho conhecido gente bonita, amiga e divertida.
Gente da cultura, gente que marca pontos na sua actividade e que, para além de tudo, preserva os valores da amizade e do companheirismo.
Hoje, em alguns desses amigos quero não só prestar-lhes homenagem como, também, homenagear todos aqueles que, duma forma ou outra, se têm tornado presentes junto de mim.
Todos vivem nesse imenso país-irmão que é o Brasil, de muitos tenho a promessa de estarem na inauguração da exposição “o nú das palavras”, no dia 27 de Agosto, em Brasília, no Instituto Camões / Embaixada de Portugal.
Como já referi, "o nú das palavras" é uma exposição poemofotográfica cuja autoria partilho com Renata Biglia, fotógrafa de Porto Alegre / Brasil
Aqui ficam as fotos de alguns desses amigos com quem convivi recentemente.
Aqui, ao lado de Victor Alegria. Dele, uma só palavra: Um amigão!
É o meu editor em Brasilia, um desbravador de iniciativas, um homem que vive e respira cultura, um Português exilado no tempo da ditadura Salazarista, que ficou pelo Brasil e que em Brasilia (e não só) todos admiram e respeitam.
Esta foto não podia faltar. Ela é apenas uma breve e fugidia imagem duma tarde bem passada.
Que tarde!...O que rimos, o que brincámos...
Lembrando essa tarde, esse convivio, aqui estão mais três amigos que vão estar na expo.
Da esquerda para a direita: A escultora Mara Nunes (Que artista! As suas esculturas em aço e ferro mostam bem o "peso" do seu talento. Brasilia bem pode orgulhar-se desta artista!) eu, Marilia Mascarenhas Ferraz, uma esclarecida e determinada advogada para quem a musica é uma fervilhante paixão. (Estou aguardando essa vontade de musicar alguns dos poemas que aqui edito....). Por fim, Marcos Mauricio de Sousa...e que dizer do Mauricio, da sua graça afiada e do seu jeitinho malandro? Nada a dizer! Mauricio é...ímpar!
Maria Aparecida Torneros é jornalista no Rio de Janeiro e autora do livro "A mulher necessária". Na sua passagem por Lisboa dei-lhe a conhecer alguns dos locais frequentados na cidade por autores e poetas Portugueses. Também ela faz questão
de estar em Brasilia na inauguração da exposição "o nú das palavras".
Foram muitos os momentos em que convivi à mesa com o Fábio José Dantas Melo, professor universitário, escritor e estudioso da raça cigana. Conhecemo-nos por intermédio do Victor Alegria aquando do estudo que realizou em Portugal. Também ele vai estar na vernissage da expo. Ele, a irmã e familiares.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
27 comentários:
Que bom ter amigos e sentir que estão perto, vivendo nossas iniciativas.Parabéns,João!Você merece.Êxito é o que desejo.
É maravilhoso ter bons amigos para partilharem connosco momentos importantes da nossa vida!
Um beijo.
Que belos amigos!!Sao divertidos do nome (Vitor Alegria),as profissoes (Fábio José Dantas Melo,estudioso da raça cigana), Mauricio tem mó cara daqueles malandros, sambistas...
Adorei as fotos e as palavras, deu uma levantada no meu astral cansado...A propostito, nao tem nem uma promoçao numa radio qualquer que ofereça a seus ouvintes, passagem hospedagem, comida e engressos triplos pra exposiçao “o nú das palavras”, muito interessante o nome, e dia 27 de agosto estou livre!!RS
Obrigada pelo comentario e visita!!
:D
O que vale é esta interação de amizade que só fortalece laços e demonstra o poder da verdadeira palavra "amigo". Mais sucesso para todos vocês. Abraços.
Tudo isso é maravilhoso! Que a vida continue, o sonho não se perca e as tintas marquem o poema! Beijos, seja lá onde fôr!
O sentimento que une as pessoas através da amizade é algo de verdadeiramente maravilhoso e indescritível.
Desejo-lhe o maior sucesso e que esses momentos se tornem inesquecíveis.
Beijinhos,
Ana Martins
____________________________________
Que bom! Tantos amigos esperando por você...
Que seja um grande sucesso sua exposição! Você merece...
Beijos de luz!
_________________________________
Oi João,
Belos encontros, não? Brasil e Portugal são países irmãos, eu concordo. Tenho muita vontade de conhecer a sua terra.
Beijos e super obrigada pela visita ao blog,
Bela - A Divorciada
Uma mistura de culturas, historia e gente interessante. :)
Pelas legendas das fotos vejo artistas e pessoas com talento.Gente de fino trato.Quem tem amigos assim,tem tudo.Felicidades e sorte para a exposição de Brasília.Abraço
Olá Amigo João,
É mesmo assim a dádiva da amizade.
Existe onde menos se espera! Basta uma centelha no olhar ou, às vezes, uma vida inteira; noutras vezes é mais demorado...
Mas quando se estabelece uma amizade sincera, sem interesses ocultos ou outros revelados, ela dura para sempre, mesmo que esses amigos se tenham visto uma única vez e nunca mais se possam voltar a encontrar.
Amizade que me estendes
Uma mão para me agarrar
E que se bem me entendes
Um ombro amigo para chorar
Ou um sorriso luminoso
Que em embala todo o SER
Casca de pinheiro, rugoso
Um olhar profundo para VER
Amizade resiste à lonjura
Não há perto nem distância
Quando impera a ternura
Que acompanha nossa errância
Um abraço que se dá apertado
Em amplexo dado ao Universo
Um bébé de olhar esbugalhado
Traz consigo verso e reverso
Vem amizade!Vem minha amiga
Protege-nos da grande heresia
Dos que olham para a barriga
Sem sentir um pouco de magia
Um grande abraço para si
José António
Gostei de saber de si.Ainda bem que foi até lá. Sim, gosto de Modigliani... de poesia ainda mais.
Voltarei para saber mais de si.
Obrigado.
João,
Que bom saber-te tão querido e admirado dentro do brasil e fora dele. Amizade e respeito constroem-se assim mesmo.A priemeira, lentamente ou num rompante, o segundo vem com o tempo, com a observação das atitudes. É o reconhecimento do que se é, do que se faz, do dar-se e do receber-se.
Parabéns por sabres cativar e juntar em teu derredor tanta gente boa e respeitada. És merecedor desse convívio bonito e salutar.
Um abraço,
Lúcia
PS: Quem sabe, nessa exposição, sobrará um espaço para ser contemplado por anônimos olhars curiosos e ávidos por tarablhos bonitos e criativos.
É óptimo estar no Brasil e entre amigos.
Um abraço.
João,
Parabéns! p'lo génio e p'la amizade!
Votos de sucesso :)
um sorriso :)
mariam
É uma felicidade ter amigos que retribuem a nossa amizade. O João tem o dom de fazer amigos assim.
Desejo o maior sucesso para a sua exposição.
Um abraço e bom fim de semana
Que bommmmmmmmm! Este elo de carinho e admiração entre Brasil e Portugal é maravilhoso. E pela foto , temos a certeza e a felicidade de constatar que tudo foi mágico e entusiásticamente belo.
Beijos e ótimo fim de semana, amigo!
Ao passar por aqui parei para vêr o seu blog,achei lindo, muitos parabens......
Gracias por compartir bellos momentos de tu vida!!!
Abrazos!!!
Sailor
Caro Amigo João Videira Santos,
Gostava de o convidar para assistir a uma conferência que vou efectuar no próximo dia 18/07/2009, pelas 18 horas, na Rua do Alecrim, nº.38-3º., em Lisboa, Sede da Soc. Portuguesa de Naturalogia,com entrada livre. O título da conferência é: INTENÇÃO E VONTADE-GUIAS PARA A MUDANÇA COM ÉTICA. Seguir-se-á um período de perguntas e respostas com a assistência.
Por fim ocorrerá um jantar vegetariano a um preço módico ( no ano passado o custo por pessoa foi de 10,00 euros)e depois disso eu e a Isabel tocaremos e cantaremos algumascantigas populares e outras.
Apareça, se puder.
Um abraço
José António
João
Parabéns desde já pela exposição!
Bem bonito, pois!
Que seja um grande sucesso!
Um abraço
olá João! sucesso prá você amigo, beijos!!
Cristina Nunes
Olá querido João !!!!Só hoje retornei ao Brasil, estava com o grupo de Bruxelas, que vc precisa conhecer já!!! ADOREI seu elogio ao
meu trabalho, ESTAMOS AGUARDANDO VC
AQUI EM BRASILIA, para poder tentar retribuir tanto carinho como foi nossa tarde CULTURAL!!!
BJSS maranunes_escultora
Desejo-lhe o maior dos sucessos, João.
Apesar de não o conhecer pessoalmente, sempre senti que não é só um homem cheio de talento mas um ser humano excepcional.
Um beijo com admiração e carinho.
Oi João, certamente tua exposição será um sucesso! É o que te desejo...
Um abraço
Olá,vou sentir-me nua pois perderei esta exposição,quanta tristeza,mas espero que post em teu blog fotos deste acontecimento.
Sucesso já é garantido,mas desejo toda felicidade para você.O que me chamou a atenção é que com toda sua cultura, foste ao meu bloguinho,verde e que nem amadureceu e lá estava um comentário de tão ilustre pessoa.
Muito Obrigada.
Renata Farias.
Enviar um comentário